Quando pensamos na operação de um negócio, a verdade é que são muitos os fatores que impactam a produtividade de seus colaboradores. Entre esses fatores, podemos listar a arquitetura corporativa como um dos mais importantes.
De um modo mais simples e resumido, podemos dizer que esse estilo arquitetônico é um conceito que visa elaborar ambientes comerciais mais confortáveis e, ao mesmo tempo, funcionais, para que clientes e colaboradores tenham uma boa experiência nas dependências da empresa.
Você gostaria de compreender melhor como funciona a arquitetura corporativa? Leia o artigo e descubra alguns de seus principais benefícios!
Identidade da empresa
Cada vez mais, colaboradores e clientes buscam conhecer os valores de uma empresa antes de iniciar uma relação com ela. Isso ocorre porque, conforme as pessoas se tornam mais instruídas e bem informadas, começam a levar em consideração pontos que vão além do valor do salário ou do preço de um produto.
Nesse contexto, a arquitetura corporativa surge como uma ferramenta eficiente. Por meio dela, os gestores de uma empresa podem desenvolver espaços e escritórios que transmitam aos seus funcionários e clientes as ideias em que a empresa acredita. Isso abre caminho para um maior índice de identificação, por parte deles, criando uma fidelização à marca da empresa.
Ergonomia e bem-estar dos colaboradores
Embora a arquitetura corporativa seja ideal para desenvolver espaços que reflitam os valores da empresa, ela nunca deve deixar de lado a ergonomia. Afinal, um de seus principais objetivos é desenvolver ambientes em que os funcionários de uma companhia possam trabalhar continuamente, sem sofrer prejuízos físicos ou mentais.
Para que esse objetivo seja alcançado, é importante que o responsável pelo projeto realmente leve em consideração a jornada de trabalho dos colaboradores. Ao tomar esse cuidado, o time de gestão fornece aos funcionários condições de desempenhar suas funções de uma maneira mais eficiente. Uma funcionalidade que obviamente se reflete de modo positivo em seus níveis de produtividade.
Redução de custos e uso mais inteligente do espaço corporativo
Um problema que atinge muitos empresários, principalmente aqueles que atuam em grandes centros urbanos, é a escassez, bem como o elevado custo do espaço. Esses fatores tendem a encarecer a operação de suas empresas. A arquitetura corporativa, porém, é capaz de otimizar o uso do espaço, de modo que, mesmo salas que antes pareciam muito pequenas, podem atender de modo confortável as demandas de uma grande equipe.
Para que esse objetivo de fato seja alcançado, o arquiteto responsável pelo projeto precisa aproveitar todo espaço à sua disposição, inclusive corredores e cantos. Além disso, é necessário ressaltar que um projeto inteligente de arquitetura e decoração é capaz de reduzir os custos da empresa, utilizando de modo mais eficiente os recursos que estão disponíveis.
Como um exemplo, podemos citar o uso da iluminação natural para reduzir os gastos com energia elétrica. Nesse contexto, é interessante ressaltar que a implementação de películas de controle solar, nos vidros e nas janelas da empresa, abre espaço para que a iluminação natural seja usada de um modo mais adequado. Isso ocorre porque a película filtra os raios solares, eliminando seus efeitos nocivos e ajustando a claridade, para que o ambiente fique confortável.
Um projeto de arquitetura inteligente permite que empresas criem espaços capazes de transmitir seus valores, ao mesmo tempo em que produz ambientes de trabalho confortáveis para seus colaboradores. Uma das formas mais eficientes de alcançar esse objetivo é fazendo uso de materiais de construção e de itens de decoração que sejam amigáveis com o meio ambiente.
Você gostaria de elaborar um projeto de arquitetura corporativa sustentável? Leia este artigo e entenda como ser bem-sucedido nessa tarefa!