Confira 4 ideias de arquitetura sustentável para você se inspirar

Aplicar novas ideias de arquitetura sustentável é uma forma de criar projetos arquitetônicos que provoquem muito menos impacto ao meio ambiente. Vários setores, como o da construção civil, já atuam nesse ramo para encontrar opções inteligentes.

Assim, podem reduzir os problemas ambientais, por meio de ações e estratégias eficientes com o objetivo da preservação. Uso da energia solar, estruturas pré-moldadas e materiais recicláveis são exemplos que visam a dar sustentabilidade na arquitetura. Isso vem deixando de ser uma inovação e está, a cada dia, se incorporando na rotina das construções.

Pesando nisso, preparamos este post para que você conheça 4 ideias sobre a arquitetura sustentável para aplicar nos seus projetos. Confira agora!

1. Casas contêiner

Esse modelo de casa está surgindo aos poucos e vem despertando bastante interesse nas pessoas. Mesmo que ainda haja certo receio por ser uma estrutura de metal, as casas contêiner são bastante interessantes, uma vez que podem ser totalmente personalizadas para oferecer conforto para moradores.

No interior, podem ser adaptadas com painéis de proteção térmica e acústica, a fim de evitar quaisquer ruídos em suas paredes de metal. O material utilizado na construção dessas residências pode ser recortado para proporcionar soluções sustentáveis interessantes, como paredes de vidros ou mesmo um revestimento baseado em plantas (parede verde).

A partir de R$3 mil você já consegue materiais para criar sua casa contêiner, e é uma construção simples, rápida e com pouco uso de mão de obra. Desse modo, além de ser uma ideia de arquitetura sustentável, também é bastante econômica.

2. Grandes janelas e portas de vidro com películas

Adaptar ambientes internos também é uma forma de utilizar a sustentabilidade na arquitetura. Essas adaptações podem ser implementadas nas casas facilmente. Um bom exemplo disso é a utilização da iluminação solar dentro de casa.

Grandes portas e janelas atraem para os ambientes o máximo de luz natural possível. Resultam, assim, em uma excelente economia energética, poupando, dessa forma, recursos naturais para a produção de energia elétrica.

O uso das películas de vidro está se tornando cada vez mais popular, visto que elas são capazes de aumentar a segurança dos ambientes, além de oferecer mais privacidade e proteção contra os raios UV. Elas também dão uma sensação de aconchego, diminuem ou aumentam o brilho e a refletividade e tornam os projetos arquitetônicos muito mais atrativos.

3. Utilização do painel solar

Os painéis fotovoltaicos são ótimas opções para quem deseja utilizar uma energia limpa, prática e sustentável. Essas estruturas absorvem o calor do sol e o transformam em energia para aquecer encanamentos de água da casa, por exemplo.

Entre os grandes benefícios dessa opção, encontram-se a resistência, a durabilidade e a economia dos materiais. Os custos de instalação são compensados ao longo do tempo, sendo uma alterativa interessante para a sustentabilidade.

4. Coberturas verdes

Muito bonitas e charmosas, as plantas podem ser usadas não apenas para harmonizar a decoração de um ambiente, mas também, podem ser parte de soluções que permitam uma rotina melhor para as pessoas em determinado local.

Além de beleza e sensação agradável, essa ideia promove um maior conforto térmico, evitando, dessa maneira, que o calor fique na estrutura que cobre o ambiente. Outro ponto positivo é que elas são capazes de proteger a estrutura do lar. Contudo, é preciso ter a cautela e evitar o acúmulo de umidade, além de fazer manutenções para a limpeza da cobertura verde.

Enfim, existem diversas ideias de arquitetura sustentável que podem se aplicadas em variados ambientes. Precisamos nos adequar a essa nova realidade, que visa a preservar o meio ambiente e a utilizar aquilo que for o mais conveniente para o nosso conforto.

E aí, gostou deste post? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam sobre o assunto!

Pesquisar

Posts recentes