A redução de energia elétrica nas empresas é um grande desafio para qualquer negócio nos dias de hoje. Independentemente da época do ano, a discussão sobre essa economia deve estar presente, já que muitos aparelhos eletrônicos tendem a aumentar os custos como ar condicionado, máquinas de produção, entre outros.
Uma mudança sobre essa economia se deu com o fim do horário de verão, que, segundo o governo, perdeu a razão de ser utilizado sob o ponto de vista de economia energética, diante das alterações no padrão de consumo de energia e avanço tecnológico.
Enfim, um dos fatores que justificam o excesso de gastos no setor é o desconhecimento, por parte dos colaboradores ou pelos executivos. Porém, existem formas de otimizar o consumo e reduzir o desperdício com algumas alternativas existentes no mercado.
Preparamos este texto para que você conheça 6 boas práticas relacionadas à diminuição do uso de energia elétrica. Confira agora!
1. Utilizar lâmpadas LED
A lâmpada LED é um excelente equipamento para a redução de energia elétrica nas empresas, pois oferece iluminação baseada na sustentabilidade, na durabilidade e na economia. Além disso, essa tecnologia disponibiliza uma série de outros fatores positivos para os negócios, além de ser um ótimo custo-benefício em médio e longo prazo.
2. Realizar revisões na rede elétrica
As revisões na rede elétrica de uma empresa são essenciais para a redução de custos. Desse modo, algumas ações podem otimizar o processo de economia, como:
- utilizar sensores de presença;
- usar móveis com cor clara;
- revisar o projeto luminotécnico para posicionar melhor as lâmpadas no setor de produção e gestão;
- observar a disposição de equipamentos.
São pequenas mudanças, mas que podem fazer uma excelente diferença no consumo de energia dentro da empresa.
3. Aproveitar a luz natural
Seu espaço pode apresentar o tamanho que for: a iluminação natural sempre deve ser aproveitada para economizar energia. Você também pode evitar o uso de paredes e divisórias no ambiente corporativo, já que, além de melhorar a comunicação entre os trabalhadores, vai influenciar positivamente na economia energética.
4. Fazer uso de películas de vidro
Essas películas são capazes de barrar os raios infravermelhos, diminuindo, assim, o calor no ambiente provocado pela insolação, além de filtrar raios UV que danificam os móveis da empresa. Elas também são projetadas para diminuir o volume de transmissão de calor solar por meio da janela de vidro, ampliando a reflexão e a absorção solar pelo vidro.
Essa é uma maneira eficiente para alcançar a redução de energia elétrica nas empresas, já que permite a entrada de luz natural e evita o excesso de calor provocado pelo sol.
5. Investir em painéis solares
O sol é uma fonte de energia renovável e sua captação por meio de painéis fotovoltaicos pode ser uma ótima alternativa para a empresa que deseja economizar energia. Mesmo sendo uma tecnologia pouco utilizada ainda no Brasil, essa é uma das fontes energéticas que assegurará o abastecimento futuramente.
6. Conscientizar colaboradores
É fato que modificar o hábito das pessoas não é uma tarefa fácil. Contudo, é preciso considerar a probabilidade de escassez e, assim, criar uma força tarefa para reverter o alto consumo de energia elétrica dentro de uma empresa.
Desse modo, você deve promover o consumo consciente no meio corporativo, conversando com os colaboradores e difundindo a ideia de boas práticas para a redução dos custos com energia.
Enfim, são várias práticas que, em conjunto, podem ser cruciais para a redução de energia elétrica nas empresas. É preciso entender a importância dessas ações para que seu negócio cresça de forma sustentável e consciente sobre a economia energética.
Gosto deste post? Então, conheça nossas soluções e saiba como podemos promover a economia energética da sua empresa. Entre em contato conosco!