Quando uma casa é projetada, é indispensável que o responsável pela tarefa leve em consideração os mais diversos fatores necessários a fim de ela, de fato, tornar-se confortável e aconchegante. Nesse contexto, saber como utilizar a iluminação natural é de suma importância. Usada de forma correta, a luz proveniente do Sol é capaz de compor ambientes bonitos e confortáveis.
Além disso, seu uso tende a promover uma série de outros impactos positivos na vida de uma família, como redução em suas contas de energia elétrica! Você gostaria de aprender mais a respeito da iluminação natural? Leia o artigo e descubra suas principais vantagens para um projeto residencial!
Mais conforto para os olhos
Por meio da iluminação natural, o olho humano tem a capacidade de reconhecer cores com maior facilidade. Além disso, a claridade emitida pelo Sol, quando devidamente ajustada, é mais confortável para a visão e cansa menos na realização de tarefas como a leitura e a escrita.
Levando esse fato em consideração, é fácil perceber que usar a luz do Sol, sempre que possível, é a opção mais segura e saudável para nossos olhos.
Redução nos gastos com iluminação
Não é novidade que, para uma lâmpada funcionar, é preciso consumir energia elétrica, e isso obviamente tem custos. Ainda que as lâmpadas de led sejam mais econômicas e menos nocivas para o meio ambiente, elas têm impacto sobre as contas. Na prática, isso significa que, ao fazer um uso mais inteligente da luz solar, uma residência é capaz de reduzir significativamente seus custos mensais.
Além disso, é válido ressaltar que lâmpadas, principalmente as tradicionais, geram calor quando acionadas, o que tende a elevar a temperatura média em uma casa.
Composição estética
Quando pensamos em uma composição arquitetônica agradável, podemos dizer que a iluminação natural é um componente indispensável. Afinal, quando bem administrada, ela é capaz de realçar a beleza de peças decorativas, exibindo com mais detalhes suas formas e cores.
Outro ponto interessante a respeito da luz do Sol é que ela é capaz de criar espaços mais naturais, o que faz dela a luz ideal para ambientes destinados ao lazer e ao relaxamento.
Amigável com o meio ambiente
Embora muito se fale a respeito da importância de se preservar a natureza, às vezes é difícil tomar uma atitude concreta. Nesse contexto, a implementação de um projeto eficiente de iluminação natural é um importante passo em tal direção.
Com um plano adequado, uma residência é capaz de conseguir iluminar seus ambientes de forma eficiente ao longo de todo o dia, o que reduz de maneira drástica a demanda por energia elétrica e, consequentemente, os impactos que sua geração tem sobre o meio ambiente.
É interessante ressaltar que a combinação do uso da luz do Sol com técnicas naturais de climatização tendem a reduzir ainda mais o uso de energia elétrica, tornando a residência amigável ao meio ambiente.
Por fim, para que um projeto de iluminação natural seja eficiente, ele precisa fazer um uso adequado de janelas e outras entradas de luz. Um modo de aumentar sua eficiência é usando películas de controle solar. Isso porque, como seu próprio nome sugere, esse tipo de película controla a entrada de luz no ambiente, contribuindo assim para que ele se torne mais confortável.
Além disso, esse material é capaz de filtrar os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, reduzindo assim as chances de que os moradores da residência sejam prejudicados por eles.
Agora que você entende as vantagens da iluminação natural, o que acha de aprender métodos para reduzir o uso de energia elétrica em sua casa? Baixe nosso e-book e descubra como as películas arquitetônicas podem ajudar nessa tarefa!