Entenda como reduzir o consumo do seu aparelho de ar-condicionado

Neste verão, é comum que as pessoas utilizem mecanismos para combater o alto calor, como o ar-condicionado. Dependendo do local onde as pessoas moram, a opção desse aparelho é imprescindível para manter um ambiente fresco. Contudo, às vezes, isso costuma sair caro, pois o aparelho pode aumentar em 50% consumo na conta de luz. Por isso, é importante saber como reduzir consumo do ar-condicionado para que as contas estejam em dia.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda como diminuir o consumo do seu aparelho sem se desfazer dele. Confira agora!

Mantenha o ar-condicionado na temperatura ideal

Colocar o aparelho na temperatura mínima, mesmo em ambientes muito quentes, não é uma ação que beneficia a sua saúde, além de pesar ainda mais para o seu bolso. Como seu uso geralmente se dá em locais fechados, bactérias, fungos e ácaros, por exemplo, espalham-se com bastante facilidade, ampliando a probabilidade de doenças respiratórias.

Assim, a temperatura ideal para deixar o ar-condicionado seria em torno de 23°C. Você pode pensar que isso não é o suficiente, mas essa é a melhor temperatura para refrigerar um local. Isso também vai proporcionar uma economia de 50% do gasto energético do aparelho mantendo a temperatura nessa faixa.

Realize a manutenção periódica do aparelho

Uma outra forma de reduzir consumo do ar-condicionado é realizando manutenções periódicas no aparelho, a fim de garantir sua melhor eficiência e durabilidade. Desse modo, não deixe de seguir as instruções presentes no manual em relação à limpeza do filtro e outras manutenções.

Saiba o momento de desligar e ligar o ar-condicionado

Utilize o aparelho sempre com portas e janelas fechadas a fim de manter o ambiente com uma temperatura constante. Ao sair do local, como ir ao banheiro ou comer, não desligue o ar-condicionado, pois, ao voltar e ligar, ele gastará mais energia para climatizar o recinto novamente.

Contudo, se sua saída for por um período maior, nesse caso é aconselhado desligar o aparelho. É importante que você passe essa informação a todos que utilizam o ambiente, a fim de eles agirem também dessa maneira para economizar energia.

Aproveite a luz natural e utilize películas de vidro

Como as lâmpadas convencionais emitem calor, isso aumenta a temperatura do ambiente, fazendo com que você reduza a temperatura do aparelho e, consequentemente, gere mais gastos.

Dessa forma, é importante desligar as luzes quando estiver utilizando o ar-condicionado e aproveitar mais a luz natural. Se isso não for possível, substitua as lâmpadas pelas de LED, já que elas praticamente não emitem calor. Além disso, tais lâmpadas vão proporcionar uma maior economia de energia e duram muito mais que os modelos fluorescentes.

As películas de vidro também são eficientes para a economia energética, pois elas barram os raios infravermelhos e fazem com que o calor do ambiente seja reduzido. Elas são projetadas para diminuir a transmissão de calor pelos vidros, aumentando a reflexão e a absorção solar.

Enfim, reduzir consumo do ar-condicionado é possível. Basta colocar em prática dicas como essas presentes neste texto que você aproveitará o máximo possível do conforto desse tipo de aparelho sem gastar muito com energia elétrica.

E aí, gostou deste post? Então, baixe agora nosso guia sobre tudo que você precisa saber para economizar energia com o uso das películas arquitetônicas!

Pesquisar