Repaginar a casa de vez em quando pode trazer uma sensação de bem-estar e conforto. Dar espaço ao novo, sem abandonar nossas raízes, faz bem para o corpo, a mente e o espírito. No entanto, um trabalho de qualidade requer atenção às tendências de decoração.
Para criarmos ambientes com o máximo de atualidade que a arquitetura, a engenharia e o design de interiores nos oferece, precisamos ficar por dentro das novidades. Neste artigo, listamos alguns detalhes que você deve observar antes de começar uma reforma. Acompanhe!
Padrões disruptivos
Os padrões disruptivos são estratégias das tendências de decoração que permitem ao profissional ousar e fugir do óbvio. A palavra nesse caso é inovação, sendo que não existe certo ou errado. Saiba que muitas das tecnologias que temos hoje surgiram a partir da coragem de criação dos seus desenvolvedores.
A inovação disruptiva permite que você quebre os padrões da sociedade para atingir o conforto e o bem-estar respeitando a subjetividade dos moradores de uma residência. Portanto, não tenha medo de ser considerado um profissional diferente.
Maximalismo
Usar uma arquitetura com um padrão de maximalismo não significa que seja preciso abandonar seu estilo de vida minimalista caso essa seja sua escolha. Ambos podem estar juntos no mesmo imóvel. A vivacidade desse estilo, a exuberância e as cores vivas podem conviver com a opção de adquirir apenas o que é útil e faz você feliz.
Estética orgânica
Desenvolva projetos que tragam a natureza para dentro das casas. A ordem é utilizar componentes orgânicos. Na estética orgânica, devem ser adotadas cores e objetos como madeira, palha e cerâmica, que são simples e duráveis. Com eles, você atende ao apelo dos moradores adeptos à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
Ambientes integrados
A integração de ambientes começou a ser adotada nos anos 70, ou seja, não se trata de uma novidade. Quando bem elaborada e devidamente distribuída, pode provocar um ar de modernidade para a repaginação da sua casa. O estilo é considerado uma das tendências de decoração de ambientes.
Nessa opção de arquitetura e decoração, você pode misturar sala, copa, cozinha e quartos desde que de maneira harmoniosa e funcional. Na integração de ambientes, não há paredes e quartos definindo fisicamente os espaços dos moradores.
Paredes/cortinas de vidro
Podemos substituir as tradicionais alvenarias construídas com tijolos e blocos em cerâmica ou concreto pela aposta na modernidade e no bom gosto das paredes/cortinas de vidro. Essas divisórias internas, externas ou fachadas (normalmente sem função estrutural), aliadas às janelas, certamente são sinônimo de contemporaneidade.
Para dar mais charme ao imóvel, além de conforto térmico, maior privacidade e segurança aos usuários, recomenda-se instalar nas paredes e cortinas de vidro as películas arquitetônicas. Empresas como a Blockstar são especialistas na instalação desses produtos.
Acreditamos que as dicas acima serão de grande relevância quando você estiver à procura de inspiração para tendências de decoração. Seguindo nossas sugestões, suas obras de reforma e repaginação de ambientes vão ter um ar de sofisticação e bom gosto.
Gostou do assunto? Continue no blog e confira 4 ideias de arquitetura sustentável.