Fique por dentro dos principais tipos de box de vidro para banheiro

Você está pensando em renovar o aspecto do seu banheiro, mas não quer gastar muito? Uma ótima maneira de fazer isso é trocar entre os tipos de box de vidro para banheiro por um mais bonito e moderno, respeitando o design do ambiente e atendendo às necessidades da sua família.

Existem diversos tipos de box de vidro para banheiro disponíveis no mercado que podem transformar a aparência de qualquer ambiente, além de serem de fácil instalação e limpeza!

Para que você não erre na escolha do modelo, preparemos este artigo, explicando as diferenças entre cada um e algumas medidas de segurança que merecem sua atenção. Vamos lá?

Tipos de box de vidro permitidos por lei

Fabricar vidro para box de banheiro não é a “casa da mãe Joana” como muitos ainda pensam. Isso porque existe uma norma técnica que regulamenta e determina os materiais que deverão ser utilizados nesse tipo de fabricação para garantir sua qualidade. Essa norma é chamada de ABNT NBR 14207.

Entre os muitos requisitos, um dos principais é que o vidro do box seja temperado e passe por etapas de aquecimento e resfriamento, adquirindo, assim, muito mais resistência e durabilidade.

Isso significa que, se por ventura ele se quebrar devido a algum acidente, será estilhaçado em pedacinhos pequenos, redondos e não pontiagudos, evitando que partes cortantes machuquem as pessoas.

Modelos de box de vidro disponíveis

Existem vários modelos de box de vidro existentes no mercado, variando entre a cor do vidro, o acabamento do box, o formato da porta etc. Veja alguns deles abaixo.

Box com porta deslisante

Esse modelo é ideal para banheiros menores, já que ele poupa espaço por não necessitar de ângulo de abertura. Além disso, é inegável sua sofisticação, principalmente aqueles com roldanas, que dão um toque de refinamento a toda decoração.

Box com porta articulada

Esse tipo é indicado para aqueles banheiros REALMENTE pequenos, onde cada centímetro precisa ser otimizado. A quantidade de portas articuladas e fixas varia conforme o projeto de decoração e o metro quadrado disponível. Em geral, coloca-se duas portas articuladas e uma fixa.

Vidros coloridos

Essa opção é para quem gosta de ser ousado e não tem medo de mudanças radicais. Os vidros para box coloridos estão disponíveis em uma grande variedade de cores, mas é preciso tomar cuidado com a questão de sensação de amplitude.

Isso porque cores escuras poderão dar a impressão de que o ambiente é menor, ao passo que vidros transparentes espalham luz pelo ambiente e fazem o banheiro parecer maior do que é.

Dicas para aumentar a segurança

Por mais que todos os box de vidro para banheiro sejam comercializados dentro da norma técnica, quando a questão é a segurança de sua família, ter precaução nunca é demais, não é mesmo?

Assim, uma dica é instalar películas de proteção em todas as portas do box, que “segurarão” os fragmentos de vidro caso ele se quebre. Existem também as películas de cores, que não oferecem proteção extra, mas propiciam mais privacidade aos moradores, como as fumê, bronze escuro etc.

Como visto, existem vários tipos de box de vidro para banheiro, variando conforme o espaço, o gosto e a necessidade do ambiente e dos moradores.

Então, gostou do artigo? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e permita que seus amigos também saibam as diferenças entre os box de vidro!

Pesquisar